Agacy e Passini - Cirurgia Plástica

Nos dias de hoje a aparência e o contorno corporal tem despertado nos homens um maior interesse pela cirurgia plástica. Uma das alterações que mais incomoda os adultos jovens é a formação de ginecomastia.
A ginecomastia é o desenvolvimento das mamas nos homens e pode estar relacionada a certas patologias ou à alteração hormonal. Na puberdade ela é bastante comum e normalmente regride espontaneamente sem precisar de nenhum tratamento. Quando ela persiste existe a necessidade de investigar a causa.
Nos pacientes jovens o aumento de peso e o uso de anabolizantes são as causas mais comuns. Em pacientes mais velhos ela pode estar relacionada ao aumento de peso, distúrbios da glândula tireóide ou ao uso de medicamentos para o controle de tumores na próstata.
Essa alteração costuma gerar constrangimento principalmente em ocasiões em que se fica com o corpo exposto, como na praia, na piscina ou fazendo exercícios físicos, o que estimula a procura por tratamento.
Após o controle da sua causa, a cirurgia plástica trata o paciente de acordo com o tipo de ginecomastia que se apresenta. Podemos utilizar lipoaspiração quando há um predomínio de gordura, lipoaspiração associada à ressecção cirúrgica quando a mama tem uma quantidade de gordura e de glândula mais ou menos equivalente ou simplesmente a ressecção cirúrgica quando só há hipertrofia da glândula. É um tratamento realizado em ambiente hospitalar sob anestesia e o tempo de internação pode variar de algumas horas a 01 dia.
O paciente deverá utilizar um colete de malha cirúrgica por aproximadamente 30 dias, os pontos são retirados em torno de uma semana e quando é necessário à utilização de dreno, estes é retirado por volta do terceiro dia pós-operatório.
O resultado é bastante satisfatório, o retorno às suas atividades habituais é bastante rápida, e o resgate da autoestima masculina é o maior benefício desse procedimento.


top