Lifting facial (Ritidoplastia)
A ritidoplastia é a cirurgia plástica do rejuvenescimento facial, e tem como objetivo dar uma aparência mais jovem a face, suavizando as rugas e sulcos causados pela ação do tempo sobre a pele do rosto e do pescoço. Além disso, diminui a flacidez muscular e remove o excesso de gordura localizado nestas áreas. Com o aumento da idade, a pele passa a sofrer os efeitos da perda da elasticidade e desequilíbrio na produção de colágeno, caracterizando o envelhecimento. Fatores como o fumo, o excesso de bebidas alcoólicas, exposição solar inadequada e a poluição também contribuem para acelerar estes efeitos.
Os principais sinais de envelhecimento são a flacidez cutânea e muscular na face e pescoço, com excesso de pele, aumento do sulco nasogeniano e abaixo dos lábios (bigode chinês), queda da bochecha e da gordura malar (maçã do rosto), aumento dos sulcos dos olhos e queda do supercílio, aparecimento de rugas ao redor dos olhos e na testa.
A cirurgia promove suspensão do canto externo da sobrancelha com melhora das rugas dos cantos laterais dos olhos, suspensão da região das bochechas e atenuação dos sulcos labiais. Pode ser pode ser associada a lipoapiração da papada (cirurgia para eliminar queixo duplo) e a blefaroplastia (cirurgia das pálpebras), conforme necessidade de cada caso. Os exames pré operatórios são os mesmos para qualquer outro procedimento cirúrgico, além da avaliação anestésica e cardiológica para risco cirúrgico.
Este procedimento é realizado sob anestesia local com sedação ou geral e dura em média quatro horas. O curativo é realizado como um capacete, permanecendo geralmente por 24h. As cicatrizes ficam localizadas na região temporal no couro cabeludo, no contorno da orelha e posteriormente, penetram na linha pilosa horizontalmente, para que fiquem o mais camufladas possível. Como todas as outras, as cicatrizes passarão por um processo de maturação mudando do róseo ao tom semelhante ao da pele.
Quanto ao pós operatório, é comum o inchaço e equimoses (áreas roxas) sob a pele da face e pescoço, regredindo com o passar dos dias. Resultados definitivos somente devem ser considerados após 12 meses da cirurgia. A maquiagem poderá ser usada após cerca de uma semana, as atividades físicas e tintura de cabelo poderão ser retomadas após 30 dias, e a exposição ao sol restrita até o 3º mês da cirurgia. O resultado da cirurgia não interrompe o processo evolutivo do envelhecimento, portanto, assim como qualquer outro procedimento estético de lifting, seus efeitos não são definitivos. Este procedimento visa deixar a face mais harmoniosa, naturalmente mais jovem, com aparência saudável e descansada.